segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Jedicon Rio de Janeiro 2012


Anny Lucard

Jedicon Rio de Janeiro 2012

A força dos fãs continua forte

Anny LuccardNo fim do mês de outubro, dia 27 para ser mais específico, aconteceu no Rio de Janeiro a Jedicon 2012. Um evento anual feito por fãs e para fãs de uma das mais antigas e bem sucedidas histórias contadas em multiplataforma de mídia, a saga ‘Star Wars’. As histórias dos Jedis do cineasta George Lucas, não só possuem filmes, mas seu universo estendido conta com diversos livros, quadrinhos, animações e muitos produtos que levam a marca da franquia.Famosa até para quem não é fã, ‘Star Wars’ já fez parte até do enredo de uma das escolas de samba cariocas, onde os Troopers, soldados do Império, compunham uma ala inteira, com o vilão mais amado e temido da história, Darth Vader, em destaque.

Completando 35 anos desde a estreia nos cinemas do primeiro filme, que na época era apenas ‘Guerra nas Estrelas’, o qual posteriormente passou a ser chamado de ‘Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança’; a franquia continua despertando interesse de antigos e novos fãs, como é o caso de Francisco Figueiredo Jr, Projetista Mecânico, que ao se casar, entrou na igreja ao som da ‘Imperial March’, um dos temas da saga, e que além do apoio da esposa, não deixará de ensinar a filha “o lado Jedi da força”. Com um dos fandoms(conjunto de fãs) mais apaixonados e de gerações variadas, composto de pais, filhos e provavelmente até netos, não é difícil acontecer reuniões anuais pelo mundo. Eventos organizados pelo “Conselho Jedi”, como é conhecido mundialmente o fã-clube de ‘Star Wars’, acontecem anualmente pelo mundo, inclusive em cidades brasileiras como o Rio de Janeiro e São Paulo.

Conselho Jedi RJ

No Rio de Janeiro temos um evento anual organizado pelo Conselho Jedi local, que esse ano aconteceu no Planetário, com o apoio da prefeitura. A professora de inglês Luciana Mattos, que já esteve em várias Jedicons cariocas, comentou que atualmente são tantos fãs, que o planetário parecia uma verdadeira micareta de tão cheio. Já Francisco Paulo do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, presente na Jedicon  RJ 2012, ressalta que “é curioso ver os fãs reunidos, pois os mais antigos geralmente são contra e até se mostram amargurados quanto ao universo estendido”, declarando só gostarem da primeira trilogia produzida, renegando a nova trilogia e tudo mais.

Enquanto a nova geração de fãs, mais familiarizada com a multiplataforma, consome tudo que tenha a marca ‘Star Wars’. Inclusive buscando material do outro lado do mundo, como é o caso dos mangás produzidos no Japão.O evento desse ano contou com a presença de Fernando Caruso, humorista do grupo “Comédia em Pé”, que comandou uma mesa de humoristas sobre a saga. Algumas palestrar reuniram os críticos de cinema Eduardo Miranda e André Gordirro, além da exposição de imagens e cards originais de 1977, época da estreia do ‘Guerra na Estrela’ original, junto de uma réplica oficial e motorizada do R2-D2, um dos dróides principais da história.Dias após a Jedicon carioca, uma notícia bomba causou um distúrbio na força, quando o Twitter oficial de ‘Star Wars’ anunciou que a Lucasfilm foi vendida, por cerca de US$ 4 bilhões, para a Disney.

Qual o futuro da Saga, no pós-compra pela Disney?

Fãs do Conselho Jedi pelo mundo se dividiam, uns preocupados, como foi o caso de  Francisco Figueiredo Jr que comentou que o problema da compra é sempre o fato de “quem compra dita as regras”. Se isso afastar as produções futuras, como das animações, da linha natural da Lucasfilm, o desgosto surgirá entre os fãs.Tal medo foi expressado por outros fãs pelo mundo, tanto no Twitter como em outras redes sociais. Porém, além da incerteza quanto ao futuro da saga, também surgiu uma nova esperança, com a expectativa de um novo filme para o cinema. Porque junto com o anúncio da compra da Lucasfilm, a Disney informou que também seria produzido o filme 7 de ‘Star Wars’, com previsão de estreia para 2015.

Filme que há muito tempo é prometido, que até o ator Mark Hamill que interpretou Luke Skywalker na primeira trilogia produzida, chegou a fazer especulações a respeito, na época da estreia de ‘O Retorno de Jedi’.Enquanto fãs pelo mundo trocam ideias pela internet sobre o novo filme, envolvendo também  comentários de Mark Hamill, o qual falou que o foco da história seria em Luke e sua luta para não seguir o mesmo caminho do pai, se deixando levar para o lado negro da força. Outros não resistem em fazer piadinhas nas redes sociais, usando inclusive montagens para reunir personagens de ambos os estúdios, como foi o caso da princesa Leia de ‘Star Wars’ junto das princesas da Disney.

Matéria original do Jornal O Estado RJ - Cultura:
www.oestadorj.com.br


Texto original:
http://www.oestadorj.com.br/cultura/jedicon-rio-de-janeiro-2012/

Nenhum comentário:

Postar um comentário